Ficar em dia Com o Detran

Visando facilitar a vida do contribuinte paulista proprietário de veículos, abaixo será possível conferir todas as informações e novidades do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado de Minas Gerais, inclusive sobre consulta no site do Detran.

O IPVA no Estado de Minas Gerais é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Fazenda, que deverá divulgar entre os meses de outubro e novembro todas as regras do tributo.

Não são aguardadas alterações nas regras do IPVA para o próximo ano, devendo ser mantidos os mesmos prazos, descontos concedidos, alíquotas e opções de pagamento adotados no último exercício.

Como quitar seu imposto automotivo

Sendo assim, o tributo poderá ser pago com desconto de 3% em caso de pagamento à vista, em Cota Única. O vencimento da Cota Única é exatamente na mesma data do vencimento da primeira parcela do imposto.

Quem preferir poderá efetuar o pagamento do IPVA MG dividido em três vezes, com parcelas iguais e vencimentos em meses consecutivos, mas sem direito ao desconto de 3%.

Haverá ainda a opção de pagamento em Cota Única no vencimento da segunda parcela, mas também sem direito a qualquer desconto. Esta opção é interessante para os contribuintes que perderam o prazo da Cota Única e primeira parcela e querem se livrar dos juros e multas que são cobrados por atraso no pagamento.

Guia G1 para consulta do Tributo:

Os contribuintes poderão realizar a consulta do IPVA no site oficial do Departamento Estadual de Trânsito, disponível no endereço eletrônico.

As alíquotas adotadas no Estado de Minas Gerais são as seguintes:

  • 4,0% Automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla.
  • 3,0% Caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão.
  • 2,0% Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel.
  • 2,0% Motocicletas e similares.
  • 1,0% Veículos de locadoras (pessoa jurídica).
  • 1,0% Ônibus, micro ônibus, caminhão, caminhão trator.

Fonte: www.detran.mg.gov.br

As datas de vencimento terão início em janeiro, quando será possível pagar a Cota Única com desconto ou a primeira parcela. Em fevereiro o contribuinte deverá quitar a segunda parcela ou ainda a Cota Única sem desconto. Em março será o vencimento da terceira e última parcela do imposto. Os vencimentos dentro de cada mês variam de acordo com o número final da placa do veículo.

O pagamento do IPVA em Minas Gerais poderá ser efetuado nos Bancos Credenciados pelo Governo Estadual. O recolhimento poderá ser feito por meio do Código RENAVAM nos Guichês do caixa, Autoatendimento e Internet ou ainda através das Guias de recolhimento.

Dúvidas sobre Licenciamento de Veículos, DPVAT, Seguro Obrigatório e outras taxas também poderão ser esclarecidas diretamente com Departamento de Trânsito do Estado de Minas Gerais – DETRAN MG.

Deixe um comentário